Jantes

Os pneus são montados num componente normalmente construído em ferro fundido ou liga leve, designado por jante.
O formato e as dimensões da jante têm de ser coerentes com o tipo de pneu a montar.

As jantes de liga leve usadas nos automóveis são compostas por cerca de 80% de alumínio e os restantes 20% são compostos por outros metais.

As jantes de liga leve proporcionam uma redução de peso considerável comparativamente às de aço e uma rigidez maior, para além de um aspecto muito mais agradável ao automóvel.

A redução do peso tem influência no comportamento e performances do carro. O seu desenho também pode ser optimizado para favorecer o arrefecimento dos travões.

 

Medidas das Jantes

Duas medidas determinam o tamanho de uma jante e são elas o diâmetro e a largura da jante, habitualmente expressas em polegadas.

É possível também encontrar jantes com várias larguras para o mesmo diâmetro. Para a mesma liga, quanto maior for o diâmetro da jante, maior será o peso o que poderá comprometer as performances do carro em algumas situações.

 

Furacão e PCD

Ao trocar de jantes é necessário ter em atenção qual o nº de furos da jante que o seu automóvel usa. As jantes de viaturas de turismo, van e 4×4, poderão ter 3, 4, 5 ou 6 furos.

O PCD (pinch circle diameter) é a medida de um círculo virtual que passe pelo eixo de cada furo. Esta medida, expressa em mm, varia de marca para marca e de modelo para modelo.

Offset (ET)

O offset é a distância da superfície de montagem da jante à linha imaginária que divide a largura da jante ao meio.

O offset pode ter qualquer valor tal como: zero, positivo ou negativo. Um offset positivo é quando a superfície de montagem é para fora dessa linha imaginária.

Se o offset da nova jante for muito diferente, primeiro pode não poder montar a jante por tocar nas partes fixas do automóvel ou então o comportamento do carro pode ser bastante afectado.

O offset não deve ser ignorado pois tem um papel importante no comportamento da suspensão e na capacidade de se manter a direcção centrada em andamento.

 

Personalização

Aumentando o diâmetro e a largura da jante e usando um pneu de perfil mais baixo, mantendo o diâmetro total da roda, é uma das formas de se melhorar o comportamento de um carro e a sua aparência.

O comportamento sai melhorado porque a superfície de contacto com a estrada é aumentada e o perfil do pneu (mais baixo) é mais rígido, o que dá maior estabilidade em curva e melhora resposta do volante.

Quando se troca a jante por uma de maior diâmetro, normalmente também se tem acesso a pneus mais desportivos.

Quanto menor for o aspect ratio de um pneu, menos tendência tem o pneu para rodar em curva sobre si próprio, logo o comportamento do carro em curva vai melhorar bastante, conseguindo curvar a mais velocidade.

Por outro lado, com uma superfície de contacto maior, o seu carro vai travar melhor.

Encontre-nos Facilmente

Rua José Elísio Gonçalves Cerejeira Zona Industrial da Cal – Pav 12 e 13

4760-357 Calendário – Vila Nova de Famalicão

Latitude: 41.395778 Longitude: -8.531389

Recauchutagem Famalicense

Contacte-nos Facilmente

utilizando o formulário.

Produtos e Serviços

Um vasto leque de produtos e serviços.

Comércio de pneus novos e todo tipo de serviços inerentes ao automóvel.

Pin It on Pinterest