Lubrificantes

Os lubrificantes de motor reduzem o atrito entre peças móveis, minimizando o desgaste das mesmas.

Proporcionam também o arrefecimento e mantêm o motor limpo, evitando a formação de depósitos e a corrosão dos componentes metálicos.

Escolher bem um tipo de óleo é essencial para proteger e assegurar o melhor rendimento do motor.

 
 
Quais os diferentes tipos de óleos de motor?
 

Óleo mineral: obtido através da refinação do petróleo bruto. São acrescentados aditivos anti-desgaste, anti-oxidantes, etc.

Óleo semi-sintético: mistura de óleo mineral com óleo sintético. Mais fluido a frio, este óleo é o mais adaptado aos circuitos urbanos, assegura uma excelente protecção do motor.

Óleo sintético: resulta de uma modificação em laboratório da estrutura molecular do óleo de base, ideal para as utilizações mais exigentes, é o óleo mais fluído a frio.

Permite fazer intervalos mais espaçados entre as mudanças de óleo ao mesmo tempo que reduz os consumos de combustível.

Que significa a classificação SAE?

A SAE – Society of Automotive Engineers, é uma entidade Americana que criou um processo classificação dos lubrificantes auto segundo as suas características de fluidez a diferentes temperaturas, ou seja, pela sua viscosidade.

Por exemplo, num lubrificante 10W40 o “10W” é uma medida da fluidez de um lubrificante a baixas temperaturas (“W” significa Winter, em Português significa Inverno).

Assim, quanto mais baixo for o número associado ao “W”, melhor o comportamento do lubrificante a baixas temperaturas.

Por outro lado “40” representa um grau de viscosidade do lubrificante em operação a 100º C. Quanto mais elevado for este número, maior a viscosidade do óleo e quanto mais baixo for o número, menor a sua viscosidade.

 

Que significam as siglas API e ACEA?

O API – American Petroleum Institute é o organismo Americano que regulamenta critérios de performance dos lubrificantes com base em testes físico-químicos e testes em motores de prova.

A sigla API aparece associada normalmente a um ou dois conjuntos de letras, i.e. API SL, API CF ou API SL/CF, que indica estarmos na presença de um óleo para motores a gasolina (S..), motores diesel (C..), ou para ambos (S../C..).

A segunda letra de cada um destes conjuntos indica critérios de performance mais elevados à medida que se progride no alfabeto.

A ACEA – Associação dos Construtores Europeus de Automóveis’ é a entidade europeia que gere um sistema de classificação de desempenho dos lubrificantes para motores homólogo ao do API, mas adaptado aos veículos automóveis fabricados na Europa.

Neste critério, a letra A refere-se aos óleos para motores a Gasolina, a letra B para os motores Diesel rápidos e a letra E para os Motores Diesel pesados.

Recentemente, foi introduzida a letra C, que classifica os lubrificantes com baixos teores de enxofre, fósforo e cinzas sulfatadas (Low SAPS) para os novos motores Diesel ligeiros com filtros de partículas.

Encontre-nos Facilmente

Rua José Elísio Gonçalves Cerejeira Zona Industrial da Cal – Pav 12 e 13

4760-357 Calendário – Vila Nova de Famalicão

Latitude: 41.395778 Longitude: -8.531389

Recauchutagem Famalicense

Contacte-nos Facilmente

utilizando o formulário.

Produtos e Serviços

Um vasto leque de produtos e serviços.

Comércio de pneus novos e todo tipo de serviços inerentes ao automóvel.

Conheça-nos Melhor

Pin It on Pinterest